quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Entrevista- Pettalom








No ano de 2003, chega em minhas mãos um CD maravilhoso, de uma banda até então desconhecida pra mim. Era o CD The Wine of the Night, do Pettalom. Por algum tempo veio a ser a trilha sonora da minha vida. Essa banda de 12 anos de estrada, algumas superações, dificuldades e muita criatividade ganharam espaço merecido na cena Metal do Brasil, que todos sabem o quão difícil isso acontecer nesse país sem o apoio do governo para a cultura alternativa. Deixo-lhes uma breve entrevista com o Marcos (vocal), que com grande receptividade concedeu à primeira edição de nosso Zine.

Metal Face: Gostaria em primeiro lugar, de agradecer a entrevista cedida!
Marcos: Eu é que agradeço esta oportunidade de divulgação e ressalto que estou muito satisfeito em estarmos presentes na inauguração do seu zine. Prosperidade e vida longa e vitoriosa!


Metal Face: O Cd “The Wine of the Night” tem um detalhe muito peculiar, que nunca vi em nenhuma outra banda brasileira, que é o canto gregoriano e vocais limpos em português. De quem surgiu essa idéia?
Marcos: Quando lançamos o primeiro CD The Wine of the Night, que acabou virando unanimidade de crítica e público e um clássico vital do gothic metal nacional. Ainda não havíamos concebido esta idéia de acrescentarmos corais e cantos gregorianos. A idéia surgiu da mente do Alan, guitarrista e principal compositor do Pettalom após ouvir muito Type 'o' Negative, Therion, missas gregorianas e até Era na época. Ele achou que esses elementos cairiam muito bem no trabalho da banda e enriqueceriam nosso estilo, e todos nós concordamos com ele. O único problema é que a gravação e produção desses corais se tornaram custosas e ainda estão em andamento, retardando bastante a finalização dos trabalhos do álbum. No entanto, as músicas estão ficando excelentes, e creio que todos concordarão no devido tempo que valeu muito a pena. Algumas dessas músicas já executamos em apresentações ao vivo com os corais pré-gravados e o resultado foi muito bom.

Metal Face: No que se basearam para fazer as composições?
Marcos: As composições do Pettalom, em geral, são baseadas em temas góticos e míticos, realidades intrapsíquicas e subjetivas, tudo numa atmosfera poética e melancólica, tudo com muita alma e emoção! A concepção e elaboração desses temas ficam a meu cargo, pois sempre escrevi sobre essas coisas e além das letras, escrevo poemas e contos obscuros sempre que me sinto inspirado, e esta é uma parte desconhecida minha, pois nunca publiquei nada.

Metal Face: Como foi a recepção do público em relação a esse Cd?
Marcos: A recepção do público tem sido excelente desde a época do lançamento (2000) e seus ecos repercutem até hoje. Uma prova disso é o excelente retorno que estamos tendo no momento aos vídeos raros e ao vivo do PETTALOM que recentemente postamos no www.youtube.com. Esses vídeos mostram todo o potencial da banda ao vivo, em momentos distintos colhidos entre esses 8 anos de lutas , persistência e constante instabilidade na formação devido às dificuldades extremas que o cenário do metal nacional atual passa devido à falência de várias gravadoras e a parada de investimentos de outras, devido à crise do MP3 e as baixas de vendas resultantes disso. Mas quem assiste aos vídeos nem percebe esse pano de fundo, vê apenas a interação do Pettalom com o público e sente porquê a banda vem se tornando cada vez mais uma lenda dentro do cenário nacional.


Metal Face: O livro da capa do Cd era de sua avó, certo?O que levou a banda a usar essa imagem e como foi o processo de gravação?
Marcos: A imagem se escolheu por si própria, podemos assim dizer, pois ela foi fotografada na sessão de fotos fora do roteiro que tínhamos para a capa. Os objetos ficaram espalhados pelo gramado, e o fotógrafo viu essa disposição dos objetos envolvidos na cena (livro, taça de vinho e folhas secas) e fotografou apenas para registrar. Quando enviamos as fotos à gravadora (Demise Records), eles nos devolveram a imagem trabalhada e com a coloração alterada e sugeriram que aquela deveria ser a capa devido à atmosfera que ela passava; no que concordamos prontamente. O livro era um antigo livro psicografado escrito por minha falecida avó bem antes de eu nascer, e o título é o Poder da Vontade, e eu nunca consegui lê-lo porque a letra manuscrita é indecifrável pra mim.

Metal Face: Selmer deixou um material com teclados para o próximo Cd. Vocês chegaram a usufruir desse projeto em alguma homenagem póstuma?
Marcos: Bruno Selmer (outra lenda do gothic metal nacional, ex-tecladista do pioneiro Silent Cry) passou um ano conosco em nossa cidade, trabalhando nas linhas de teclado que seriam usadas no nosso próximo álbum, e deixou um vasto material referente à isso conosco, pouco antes de voltar para o Estado de Minas Gerais e lá cometer suicídio (foram estas as informações sobre ele que nos foram divulgadas na época). Foi um período muito sombrio para nós, pois a notícia da morte dele veio numa época de profunda crise na banda e instabilidade interna. Parecia que não havia mais futuro para nós dentro daquele imenso abismo de crises e dificuldades. O resultado desse período é a demo tape Ancient Sacraments, contendo rascunhos sonoros das idéias que seriam utilizadas no segundo álbum. Por incrível que pareça, apesar da produção tosca, a demo teve ótimas resenhas nas seções de demos das revistas especializadas, sendo destaque na Roadie Crew e na Valhalla (atual Rock Hard), porém sendo malhada na Rock Brigade (risos). Eu particularmente não gosto dessa demo, as músicas que estão lá não foram feitas para estarem juntas em seqüência num mesmo registro e não dão conta nem de 10 % das idéias gerais do próximo CD, já que são rascunhos e não abrangem as composições mais trabalhadas, rápida e mais pesadas. A faixa No Regret é composição de Bruno Selmer, viajante, depressiva e a primeira a trabalhar a inserção dos tais cantos gregorianos. Haverá mais uma faixa inteira dele no próximo trabalho
e usamos cerca de 40 a 50 % de partes totais que ele gravou, já que em muitas músicas a linha de teclado já estava concebida, e ele, virtuose e perfeccionista que era, acrescentava muitas camadas de arranjo e no final tivemos que subtraí-las. Com certeza, este trabalho como um todo terá como uma de suas funções uma homenagem póstuma a esse grande músico da cena nacional. RIP.

Metal Face: Há pouco tempo, 3 integrantes deixaram a banda. Vocês já têm substitutos em vista? Quais são os projetos da banda para 2007 e 2008?
Marcos: A banda no momento está praticamente reduzida a seus fundadores (eu, Alan de Augustinis e Fernando de Almeida). Felizmente todo o instrumental já está gravado, então estamos tranqüilos quanto ao CD, e negociando e tendo contato com uma nova vocalista para gravar os vocais femininos nele. Estamos pensando na possibilidade do Alan assumir o baixo e retirarmos uma das guitarras, já que teríamos uma dor de cabeça a menos com novos integrantes. Estamos realmente cansados de integrantes que entram na banda tendo mil fantasias de que futuro terá nela e em seguida desistem de lutar e continuar perante os obstáculos que surgem, final, infelizmente não somos ricos e não dispomos de quantias adequadas aos gastos que temos para construir rapidamente os objetivos do caminho que trilhamos. O Pettalom é uma locomotiva lenta, mas que não pára nunca, e que sempre vai multiplicando seu público a cada obstáculo vencido, e os fãs tem nos ajudado em muito! Continuem nos divulgando! Queremos provar que o sucesso de uma banda se faz e se mantêm com a admiração do público, e não com dinheiro unicamente. Existem muitas bandas arrogantes por aí que acham que o dinheiro e o investimento dele unicamente comprarão de imediato seu lugar alto na cena, passando por cima de outros que batalham incansavelmente e enfrentam o peso da dificuldade há muito mais tempo. O tempo, a qualidade e a persistência é que selecionam quem pára e quem continua! Isso é um desabafo pessoal meu que estou desentalando da garganta!

Metal Face: E as influências da banda? Pode nos citar algumas?
Marcos: Nossas influências desde o início, vem do Heavy Metal tradicional dos anos 80 e do Gothic Metal dos anos 90. O som do Pettalom nasceu do cruzamento dessas duas vertentes e formou seu estilo particular em cima disso.

Metal Face: O que você pode adiantar aos fãs sobre o próximo álbum. Já tem nome?
Marcos: O próximo álbum será o a tão aguardado há mais de 8 anos "Ancient Sacraments"(não confundir com a demo tape homônima, lançada há alguns anos atrás). Ele só não saiu no tempo que devia por questões financeiras que já expliquei e estamos bancando o final das gravações de nosso próprio bolso, então prevejo muitos meses de espera ainda até que seja lançado. Além disso, precisamos encontrar um selo que esteja disposto a masterizá-lo e a lançá-lo em seguida. A Demise Records parou de investir em bandas com a crise do mercado fonográfico, e fizemos um acordo com eles. Estamos liberados para lançar o LENDÁRIO Ancient Sacraments por outro selo ou gravadora. Estamos abertos a contatos através do meu e-mail marcosrriva@gmail.com.Podem ter certeza que este poderá ser o maior disco de heavy metal/ gothic metal já lançado no Brasil, não perderíamos tempo de nossas vidas durante 8 anos para lançarmos algo que fosse fraco ou comum. As dificuldades nos tornaram mais exigentes, críticos e mais diretos e realistas. O PETTALOM não pode se dar ao luxo de vacilar mais.

Metal Face: Como fã da banda, gostaria agradecer mais uma vez em nome de toda a equipe Metal Face e deixar o espaço aberto pra você, Marcos. Sucesso à banda e parabéns aos trabalhos maravilhosos e aguardo ansiosa pelo próximo.
Marcos: Meus mais profundos agradecimentos a você Larissa e a todo o zine, por ter nos convocado para esta entrevista que considero um marco na trajetória do Pettalom, pois é uma síntese de nosso passado, presente e futuro. Aos nossos fãs mais antigos e aos mais novos, peço sempre que nos divulguem entre seus amigos, pois sei que a força dos amigos e dos fãs é infinitamente valiosa para uma banda como a nossa e infinitamente superior ao poder do dinheiro das bandas capitalizantes que estão se tornando um reflexo do atual momento de profunda crise na cena e no mercado fonográfico. Fã do Pettalom: é a sua divulgação e colaboração que nos mantém vivos e crescendo! Muito obrigado! ENTREM AGORA NO YOUTUBE, digitem o nosso nome lá e confiram nosso trabalho. Quem apreciar me adicione no orkut para criarmos um canal direto de divulgação e deixem seus comentários na comunidade Pettalom do orkut. Ergam seus castiçais e livros antigos! O Pettalom, graças a vocês já é uma lenda da cena nacional!


Entrevista por:Larissa B.Varella

Nenhum comentário: